Sobre o Difícil

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Hoje à tarde fui dar um rolê aqui perto, numa quadra "velha" de Brasília. Quadra bonita, cheia de gente intrigante. Eis que encontrei uma grande figura, esse sim velho, o Sr. Antunes! Falo assim com todo o respeito, o negócio é que ele é bem velho mesmo (diz a lenda que tem 108 anos)... Ninguém sabe ao certo. Quando estavam construindo Brasília, dizem, ele já era velho! Sua longa barba branca e milhares de histórias escondem ou revelam quantas voltas já deu ao redor do sol... Não dá para saber. O caso é que este curioso senhor costuma ficar conversando com as pessoas na rua, especialmente os jovens! E fica falando coisas cheias de sentido! É terrível!! Hahaha.

Ele me parou hoje...

Falou sobre a palavra "difícil". Falou, não. ensinou. Contou que é uma ilusão perigosa, uma grande armadilha. Insistiu que difícil é coisa que botaram na minha cabeça, porém não existe. Falou entusiasmado. Ele quis provar seu argumento. Disse assim: "se eu te pedir para catar 10 grãos de feijão, é difícil?". Eu fui obrigado a dizer: "claro que não, Sr. Antunes"!! Velho malandro e eu de mané. Daí ele prosseguiu, com um brilho aceso nos olhos: "se eu te pedir para catar 50 grãos, é difícil?". E eu, já quase entendendo, ficando pasmo, arrematei: "... Não, Sr. Antunes...". Ele realmente parecia se divertir com meu estado. O ancião continuou: "se eu derramar 20 sacas de feijão aqui e VOCÊ tiver que catar ( neste momento cutucava-me no peito, arqueando a sobrancelha), vai ser difícil?". E eu... "Poxa, Sr. Antunes... 20 sacas, né...". O velho vibrou os braços: VIIIUUU??!... Esse é o nosso maior inimigo!! É se convencer de que a situação mudou! Mas não mudou, a coisa é a mesma, a atividade é a mesma, só exige paciência porque requer mais tempo, só que as pessoas não querem esperar e, por isso, quanto não se perdeu e ainda se perde, na história?...". Ele passou a mão na barba, me deu uma cotovelada e concluiu: "hã?".

Voltei para casa branco como os poucos cabelos do sábio Antunes... E tropecei num buraco negro de pensamentos cósmicos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Copyright 2016 . Ronan Cardoso