Hábito

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Hábito. A repetição, a insistência. Literalmente falando, hábito significa vestimenta - peça de roupa (somos estimulados a usar todos os dias). Algo que retomamos com assiduidade.
Caminhar assim; cumprimentar daquele jeito; comer dessa forma; falar novamente sobre aquilo... É um eterno retorno. Criar um hábito é como mecanizar uma ação. O lado 'b' da coisa é que dadas as condições iniciais, começamos a repetir nossos hábitos sem refletir sobre eles. Não é algo que sempre vá acontecer (o automatismo inconsciente), mas é uma constante que só tem fim quando percebemos o piloto automático e tomamos a navegação novamente, com força de vontade.
O hábito tem poder físico. Está no âmbito da ação, e assim sendo, interfere diretamente sobre a matéria. Nossa mente, por exemplo, se exercitada, aumenta seu poder, por exemplo, de concentração. Pense nas possibilidades.
A maior parte dos nossos hábitos nós engolimos vindos de fora. Absorvemos o comportamento alheio (ou que o alheio quer que absorvamos) e repetimos sem questionar. Entretanto podemos cultivar um hábito.
O assunto é deveras interessante, porém não me atrevo a passar de uma breve instigação:
Pare por um minuto e pense nos seus hábitos atuais - em todas as suas manifestAÇÕES. Depois, pare por um minuto e vinte e seis segundos e pense naqueles hábitos que você quer desenvolver...
Refletir sobre os hábitos leva-nos a compreender o poder que eles têm em nossa vida (no corpo, na mente, nas emoções etc).
Direcione a sua atenção conscientemente. Se você não começar a mudança, ela nunca acontecerá. E você sabe que é capaz. Exercite sua força de vontade. Você está vivo agora, e tem somente este momento para fazer o que quer. Não desperdiçe sua existência no piloto automático.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Copyright 2016 . Ronan Cardoso